A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta segunda-feira, 28 de novembro, a publicação de sua décima-terceira pesquisa, sendo a décima-segunda de uma série em se tratando das eleições de 2012.
O município onde foi realizado o décimo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Poço das Trincheiras, o primeiro localizado no Sertão do Estado a recebr a visita do Ibrape/Cadaminuto. Poço das Trincheiras fica a 195 km da capital Maceió, com 13.334 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 11.500 habitantes.
O Ibrape/CadaMinuto ouviu 800 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.
Números
O Ibrape/Cadaminuto fez quatro simulações no município de Poço das Trincheiras, todas envolvendo o atual prefeito Gildo Rodrigues e os três pré-candidatos já lançados, Valmiro, Aparecida e Dr. Isnaldo. Em todas as simulações foi detectada uma boa diferença para o atual gestor.
Na primeira simulação o nome dos quatro candidatos foram postos como opção para o eleitor. O atual prefeito Gildo Rodrigues ficou com 44%, Valmiro 19%, Aparecida 13% e Dr.Isnaldo 4%. Indecisos, Brancos e Nulos ficaram com 20%.
Nos confrontos direto entre o atual prefeito Gildo Rodrigues e os candidatos foram estes os resultados.
Contra Valmiro o resultado foi 50% a 27%, ficando 23% com indecisos; Contra Aparecida o resultado foi 49% a 21%, ficando 30% de indecisos e finalmente contra o Dr.Isnaldo o resultado foi 56% a 14%, ficando os indecisos também com 30%.
Rejeição
Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição do candidato.
Neste questionamento o Dr. Isnaldo apresenta 38%, a candidata Aparecida tem 26%, o atual prefeito Gildo Rodrigues aparece com 24% e o candidato Valmiro tem 21% de rejeição . Não sabe ou não opinaram 30%.
Vereadores
O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 40 nomes citados em um levantamento que ainda conta com 59,8% de indecisos.
Os quinze mais lembrados pela ordem são:
João Cornélio com 6,1%, Rodolfo Aquino com 5,9%, Julio Reis 2,1%, Ze da Churrascaria 2,0%, Erivan, Juelio Rodrigues e Junior Bolero 1,9%, Luzinha 1,7%, Luciano Silva 1,6%, Dede 1,4%, Sebastião Ferreira 1,2% e Landeco, Cido, Mane de Abel, Negão e Pedrinho Candido , todos com 1,0%.
Avaliação de prefeito, governador e presidente
Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Poço das Trincheiras foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:
Em relação ao governo Dilma Roussef, 18% da população de Poço das Trincheiras acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 55% acha que ela faz um bom governo, 21% classifica a administração como regular, 2% ruim, 2% péssimo e 2% não sabe ou não quis opinar.
Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 8% da população classifica o governo como ótimo, 42% como bom, 24 % como regular, 4% como ruim, 9% como péssimo e 13 % não sabe ou não quis opinar.
Em relação a atual gestão do prefeito Gildo Rodrigues , 14 % da população classifica sua gestão como ótima, 40% como bom, 21 % como regular, 8 % como ruim, 16 % como péssima e 1% não sabe ou não quis opinar.
Problemas na cidade
Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Poço das Trincheiras e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:
22,6% acredita que o principal problema seja o Abastecimento D’água, 19,0% Calçamento e Pavimentação; 6,2% Desemprego, 6,0% Falta de Médicos e 4,1% saneamento.
Pesquisas Anteriores
Clique abaixo nos municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:
Próximas pesquisas
O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Poço das Trincheiras já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento.









