Na manhã dessa sexta-feira (6), vários cidadãos taperenses subiram a Serra do Cruzeiro em ato de fé para comemorar a sexta-feira da Paixão.
A tradição passada de pai para filho em subir a Serra do Cruzeiro na semana santa faz do local um ponto turístico temporário. Os peregrinos vão a serra pagando promessas pelas graças alcançadas e outros para admirar a bela paisagem do município. Entretanto, muitos vão para tomar um vinho bem gelado, que pela primeira vez, estava sendo comercializado no local.
No ano passado uma nova estrada foi aberta na parte Oeste da serra para facilitar a subida dos fieis em procissão, motivando desta forma a realização da santa missa. Com a nova estrada, veículos, motos e bicicletas trafegam com seus familiares pelo local, porém muitos preferem o longo caminho a pé até o cume da serra que é conhecida também como Xitroá.
O difícil acesso na parte frontal é temido devido a sua grande inclinação, mas esse percurso é o mais procurado pelas pessoas que gostam de aventuras, como o Mercinho que acredita que a sua penitencia o livrará dos pecados cometidos. “Agora estou livre dos pecados que cometi o ano todo depois dessa subida” Comentou o jovem ao chegar exausto no topo da serra.
Entre as opções de escalada, existe uma trilha de mata fechada que é explorada anualmente por um motivo: tornar mais distante o percurso. Para Gilmar de Souza Pinto, nenhum dos caminhos da serra é capaz de fazê-lo desistir . “ Eu conheço todos os caminhos que existem nessa serra, pois desde criança que eu subo junto com meus irmãos e amigos. Isso me trás boas lembranças .” relembrou o sertanejo.
No domingo de páscoa por ser um dia mais tranquilo para rezar pelas graças alcançadas, alguns fiéis exploram a serra nos períodos matutino e vespertino.




