A qualidade de vida dos cidadãos taperenses, está em foco através do projeto de Controle e prevenção da hipertensão que o secretário de Esporte Cultura e lazer, o educador físico Francisco Acácio Araújo, desenvolveu em São José da Tapera.

 Esse projeto tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos hipertensos que, através de exercícios físicos e caminhadas, são avaliados por uma equipe médica que dispõe de prontuários para um alto controle.

 O excesso de peso, sedentarismo, a alimentação com consumo excessivo de sal, gorduras e açúcar, além  do consumo excessivo de álcool, são os  fatores que podem causar a hipertensão.

Segundo informações, a 1ª caminhada por uma vida saudável com o tema: Dê importância ao seu coração, que foi realizada no Dia Nacional de Prevenção e Controle a Hipertenção Arterial, reuniu dezenas de homens e mulheres pelas ruas da cidade.

“Em relação aos benefícios sabemos que a hipertensão é uma doença crónica, ou seja, que deve ter um acompanhamento permanente, pois não a cura definitiva, e sim, controle,” diz Acácio.

Nesse projeto social, apenas os pacientes encaminhados pelos PSF´s que necessitam do auxílio nas áreas das atividades físicas são atendidos pelos profissionais de saúde.

Para os hipertensos: Nefanio, Dona Edite e Dedé, esse tipo de mobilização em virtude da saúde coletiva é uma ação que não tem preço. “Eu só posso sair se me colocarem para fora. Eu me sinto outra pessoa. Houve melhora em tudo, principalmente em relação às dores no corpo. Depois dos exercícios tive outra vida, “ comenta o grupo de amigos.

O secretário, afirma que a parceria com o governo Federal ao intitulado NASF (Núcleo de Apoio Saúde a Família) que faz parte de uma extensão dos PSF’s (Programa Saúde da Família), foi fundamental para atender as necessidades básicas dos cidadãos em relação as especialidades do projeto que atua nas seguintes áreas: médicas, fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia e a área da Educação Física.

Uma extensão deste projeto é a academia popular que beneficia os hipertensos, a população, e inclusive, os jovens. A pretensão é melhorar os casos diagnosticados, que com o devido acompanhamento da equipe, tiveram bons resultados.

“O interessante é ver que eles estão empolgados com a vida e buscando cada vez mais prolongá-la e da melhor maneira, com atividade física. É um privilégio trabalhar com este público, que depois da faculdade, eles me ensinaram o verdadeiro poder do exercício físico, pois é nítida a melhoria funcional dos nossos idosos. O que importa é que os desistentes sempre volta,” diz Acácio

Ainda segundo informações, os hipertensos tem um atendimento de segunda á sexta feira, das 05:h00 ás 07:h00 e das 16:h30 ás 19:h30.

Em um curto espaço de tempo, as atividades esportivas,  dança e ginástica foram inseridas ao projeto três vezes por semana com a pretenção de  se tornar mais divertidos e prazeroso a pratica de exercício. O secretario  acácio acredita que esta nova modalidade fará com que  os hipertensos se exercite de uma forma mais dinâmica. 

“Todo o projeto é voltado para que os usuários através do esforço físico controlem a hipertensão e viva cada dia melhor. O apoio da secretária de saúde Jária Ricardo, da educadora física, Marta e a coordenadora Vandilma, (enfermeira chefe) foram fundamentais para que esse projeto desse continuidade," finaliza Acácio.