Nessa última segunda-feira (25), começaram os concursos juninos de São José da Tapera. O festival de comidas típicas, que teve o cuscuz como anfitrião, deu início à semana festiva da cidade. A disputa da carroça mais enfeitada é uma tradição e , esse ano, teve o José Luiz dos Anjos Costa e sua Capela São José como vencedores do prémio de R$ 800 (oitocentos reais). Segundo Luiz , valeu a pena ter participado do concurso e ano que vem participará mais uma vez.
Já o concurso para eleger a melhor quadrilha do município onde a campeã levará R$ 1.200 (Um mil e duzentos reais), só será revelado nas festividades de São Pedro. Mas, o público que lotou o Arraiá montado na praça central da cidade, pôde conferir de perto o início desta competição. As apresentações das quadrilhas "Ponta da Rua" e "Maria Bonita e Lampião" mostraram, na noite desta terça-feira(26), que uma delas é a favorita, arrancando gritos e aplausos da multidão.
Para Etília Fernandes, uma das Juradas, não existe a favorita. O voto tem que ter honestidade, e isso, é primordial. “Eu sempre quis sentir como é estar do outro lado, como é ser jurada. Eu ja dancei quadrilha e agora estou aqui onde eu sempre sonhei estar. Vou votar não por carência, necessidade. Vou resgatar o que é quadrilha. Meu voto será honesto" disse.
Além de enfrentarem os outros jurados: Elney Vicente, Camila Fontes (Rainha do Arraiá), Daniel Farias (Rei do Sabugo) e Edvaldo Barros, os integrantes das quadrilhas de São José da Tapera terão que mostrar sua simpatia e animação (um dos requisitos básicos para avaliação dos jurados). E mostrarem também desempenho superior à sua grande rival, a quadrilha Lírio de Santo Antônio da cidade de Olho d´Água das Flores que assusta os competidores.
Mas a professora e uma das coordenadoras das quadrilhas de São José da Tapera, Eline Santos Silva, afirma que uma solução está sendo pensada para compensar as quadrilhas do município. " Em nenhum momento foi proibido que outras quadrilhas das cidades vizinhas participassem. Todas podem fazer a inscrição que é gratuita e fazer a sua apresentação em um tempo de trinta minutos. Se a quadrilha de Olho d´Água das Flores ganhar, será realizado um outro concurso só para as quadrilhas de São José da Tapera, onde outro tipo de premiação está sendo discutida" disse.
Diferente do ano passado, os competidores não tiveram a ajuda de custo da prefeitura municipal para a customização de suas roupas neste ano. Todos os participantes se responsabilizaram com as suas vestimentas. Fugindo da tradicionalidade, as mulheres vieram trajando apenas saias e blusas, ao invés dos vestidos de babados rodados.
“Dançar está em meu sangue. Mesmo com o meu braço engessado e cheio de pontos e pinos cirúrgicos, eu vou dançar até o fim. Se depender de mim, a vitória está garantida" afirma Deyse, participante da quadrilha "Maria Bonita e Lampião".
A programação junina na cidade de São José da Tapera promete muita dança e alegria, de acordo com a relação abaixo:
Dia 26/06 - BATUQUETÁ
FOGO DE PALHA
LIRIO DE SANTO ANTÔNIO
Dia 27/06 - FOGO NA SAIA
MEXE-MEXE
MISTURA GOSTOSA
Dia 28/06 - SWING NO PÉ
SÃO VINCENTE
PALHA VERDE




