Um Projeto de Lei do Poder Executivo aprovado na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema no final de 2009 tem causado polêmica em toda a comunidade de Santana do Ipanema. O PL previa a regulamentação de um aumento da taxa de iluminação pública do município.

Para os moradores, que só vieram perceber a mudança no mês de julho deste ano, a surpresa na conta de energia foi imediata. Segundo dados da Eletrobrás, o Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP) é calculado de acordo com o consumo mensal de cada residência ou ponto comercial.

Em virtude das mudanças, diversos foram os comentários da população sobre o aumento da taxa. Somente nesta segunda-feira (23), duas ouvintes da Rádio Milênio, emissora localizada no município, usaram o espaço para mostrar a indignação com a nova mudança.

Uma moradora do bairro do Bebedouro, localizada na periferia da cidade, se mostrou insatisfeita com o aumento da taxa, isso porque para ela o aumento não reflete na qualidade apresentada pelo município.

“Aumentaram a taxa de iluminação, mas na realidade temos várias ruas no escuro aqui em Santana, um exemplo é próximo onde eu moro, onde 14 postes não funcionam”, relatou a jovem.

Outra moradora também aproveitou a iniciativa da colega entrando no ar minuto depois. Identificada como Elania, a mesma fez questão de chamar a atenção para os vereadores do município, que segundo ela são os grande responsáveis pela aprovação da lei.

“Isso me deixou muito revoltada, acho isso ridículo, é um absurdo e gostaria de saber o nome dos vereadores que aprovaram o projeto”, disse a moradora. Em resposta a pergunta da moradora o âncora do programa explicou que o projeto foi aprovado por cinco, dos nove vereadores, pois quatro se abstiveram. O nome dos cinco que votaram a favor do projeto seriam: Enaldo Melo, Josefa Eliana, Genildo Bezerra, Jaelson Rocha e Luciano Gaia.

Ainda segundo o locutor, o mesmo afirmou que esteve em conversa com um dos vereadores que não votaram no projeto, onde explicara que na época o grupo de oposição estava sub júdice e que por isso se abstiveram na hora do voto.

A resposta

Poucos minutos após a inserção dos ouvintes a prefeita Renilde Bulhões resolveu dar explicações a população sobre o aumento da taxa. Deixando claro que também não concordava com o aumento abusivo que se apresentava nas contas de energia dos sertanejos, a prefeita disse já está procurando soluções para resolver a situação.

“Eu não sabia que o reajuste era tanto, agora estamos vendo que não está sendo justo”, relatou a prefeita de Santana do Ipanema.

De acordo com a gestora do município uma reunião com os vereadores e o setor jurídico da prefeitura foi realizado para resolver essa questão, onde foi resolvido que um novo projeto de lei irá reajustar as alíquotas que aumentaram as taxas.

“Nós vamos ser diferentes que os outros municípios, sabemos que é uma responsabilidade do povo de contribuir. A energia teve que aumentar, só que tem que se aumentar pouco. Agente não vai revogar essa lei, agente vai adequá-la”, disse a prefeita.