Os agentes de saúde de São José da Tapera, Pão de Açúcar e Carneiros participaram de um encontro com a frente parlamentar em Brasília que trata de assuntos ligados à saúde para aumento salarial.

Os representantes do Estado de Alagoas contavam cada um com sua delegação. A frente da delegação de São José da Tapera está a Agente Comunitária de Saúde, Bethânia Pereira. O encontro se deve a luta da classe de todo o Brasil por um piso salarial melhor. Mesmo com muitas dificuldades enfrentadas por outros municípios onde agentes de saúde bancam as suas estadias na capital do Brasil, essa não é a primeira vez que essa equipe da ACS (Agentes Comunitários de Saúde) vai à Brasília.

“A nossa delegação foi contemplada com a passagem, doada pela Secretária de Saúde do Município de São José da Tapera, enquanto as outras duas delegações foram com os esforços deles. Passagens, hospedagens e alimentação. Tudo! Fizemos ainda uma campanha com os comerciantes de nossa cidade. Com certeza mais uma vez  a nossa delegação estará lá em Brasília ou em Maceió, Lutando por salários mais justos,” disse o agente de saúde, Edivaldo.

De acordo com Edivaldo, a Deputada Janete Pietá de São Paulo, em seu discurso, falou que as medidas provisórias atrapalham o andamento das pautas dando pouca esperança aos agentes de saúde de todos os estados brasileiros. “Sabemos o quanto é difícil aprovar algo para uma categoria que, segundo alguns deputados e deputadas, somos nós que deveríamos receber um salario mais decente. Entre aplausos e vaias a reunião da comissão de saúde se deu bem,” relembra.

Para a delegação de agentes de saúde de São Jose da Tapera, o encontro foi importante para a categoria de agentes comunitários de saúde diante do que foi exposto pelos parlamentares ”Sabemos o quanto é significativo o nosso trabalho de elo entre o povo (pacientes) e os demais profissionais de saúde. E queremos cada vez mais melhorar a saúde de nossa gente. E para isso precisamos de um salário digno e que nos der orgulho de dizer que somos profissionais da saúde pública desse nosso país,” finaliza Edivaldo.

Mas, o grupo não participou apenas das palestras, aproveitaram a oportunidade e fizeram um pequeno Tour a uma exposição da Primeira Missa no Brasil, de Vítor Meireles, no Salão Nobre da Câmera dos Deputados. E outra de Candido Portinari. Puderam conferir as Cenas Brasileiras, no Salão Negro do Congresso Nacional, entre um passeio a capital do Brasil.

No encontro também  estiveram presentes os agentes de saúdes e EDEMIAS: Bethânia Pereira (delegada), Marlos Leite, Miguel Silva, Elci Siva, Geovânio Santos, Gilvania Pereira, Gel Santos, Silvaneide Silva, Iraneide Bonfim.