Se a gente for pesquisar sobre tatu na internet, primeiro encontra um “tatu gay”. Explico trata-se de uma banda de rock européia:

“O grupo t.A.T.u surgiu em 1999. Ivan Shapovalov, um ex-psicólogo teve a ideia de criar um grupo de rock. A partir da imagem da amizade entre duas garotas, que foi interpretada como garotas lésbicas, mas foi o que as lançou ao estrelato na Rússia. Seu videoclipe para o primeiro single, Ya Soshla S Uma (All The Things She Said, em inglês), no qual as duas aparecem trocando carícias e beijos, o que despertou a curiosidade do público.”

Já o tatu que inspirou o mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Esse é macho todo! Pois de todas as espécies existentes, a escolhida foi justamente o Tatu-Bola-da-Caatinga (Tolypeuctes tricintus). A escolha foi anunciada no último 16 de setembro.

Existem além do nosso escolhido o Tatu Canastra (Priodontes maximus) que chega a atingir um metro de comprimento e 90 kgs. de peso, quando adulto, existe no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Esse seria o ideal para a tatuzada programada pelo poeta Remi Bastos e Brito (Minininho) para o dia de finados em Santana do Ipanema. Primeiro pelo porte, ninguém iria reclamar. Em segundo lugar um outro tatu, iria comemorar se deliciando com os restos mortais do parente, seria o Tatupeba (Euphractus sexcinctus) que tem a fama de comer defuntos, carcaças e vísceras de outros animais. Ainda existem mais outras espécies conhecidas; O Tatu-do-Rabo-Mole (Cabassous unincinctus) que são excelentes predadores de cupins e formigas, a exemplo do Tatu-Mulita ((Dasypus hybridus) que atinge cerca de 2,5 kg de peso, chegam a consumir cerca de 8 855 invertebrados, numa única dieta diária. 

O saudoso grupo de pop rock, “Mamonas Assassinas” cantou:
“Comer tatu é bom
Que pena que dá dor nas costas
Porque o bicho é baixinho
E é por isso que eu prefiro as cabritas”

Taturana (Lonomia achelous) não é nem parente do nosso amigo Tatu. Este aqui é a gota serena! Fuja dele como o diabo foge da cruz. Por onde passa ele destrói tudo. O peste tem um veneno desgraçado. Basta tocá-lo e você tem uma hemorragia e insuficiência renal na hora! Que pena, que a lei da ficha limpa não foi suficiente para colocá-lo em extinção.

Tatuzinho de Jardim (Amadilidium vulgare) também chamado de Porquinho-de-Santo-Antão e bichinho-de-conta é um animalzinho simpático do filo artropoda, subfilo: crustácea, habita regiões úmidas, não passam de 2cm de comprimento, mais parece um inseto. Atenção pinguços, eles não são comestíveis. Já Tatuzinho é nome de aguardente de cana, da indústria de aguardente do mesmo nome, estandardizada desde 1909. Esse é conhecido no universo dos pinguços, pés-inchados, pés-na-cova, papudinhos, cujo nome científico (criado agora pelo cronista) é Bebum oficiale. No “Bloco do Sapo” da galera do Banco do Brasil e do Supimpa, no carnaval cantava uma musiquinha safada, mais ou menos assim:

“Chora Bananeira/Bananeira chora
Chora Bananeira/Adeus que eu vou embora
O cachorro quando late no buraco do tatu
Bota espuma pela boca e chocolate pelo zóio”

Fabio Campos 09.10.2012 Breve no Blog fabiosoarescampos.com Conto inédito: “Olhos Morenos que Sorriam”