O governador Teotonio Vilela Filho se reuniu com membros do Comitê de Combate aos Efeitos da Estiagem, nesta terça-feira (16), no Palácio República dos Palmares. Teotonio convocou a reunião para determinar a agilização de licitações, contratos e perfuração de poços artesianos.

Durante o encontro, o governador classificou como “bastante preocupante” a situação da estiagem em Alagoas. “Estive sobrevoando o Sertão nos últimos dias e pude ver que a seca vem se agravando em um exponencial assustador. Os açudes estão secos e há previsões climatológicas de que esse ano a estiagem vai ser muito grave. Talvez em dezembro já não tenhamos água para o gado”, explicou.

Preocupado, Teotonio destacou a necessidade de executar ações que diminuam os efeitos da seca. “Precisamos nos prevenir e implementar ações que amenizem a situação e nos possibilitem conviver com essa estiagem com o mínimo de danos possíveis para as populações locais, com condições de subsistência digna nesse período difícil”, afirmou.

O governador falou também sobre a importância da perfuração de poços artesianos. “Essas perfurações tem que ser a jato e já feitas com os dessalinizadores, além de pequenas cisternas de abastecimentos e otimização de carros pipas”, afirmou.

Durante a reunião, o governador falou ainda sobre uma carta enviada pelo Governo de Alagoas ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, solicitando uma atenção diferenciada por parte do Governo Federal para com os estados de Alagoas, Sergipe e parte de Pernambuco. “Na carta, peço que técnicos do Ministério venham a Alagoas comprovar que o regime pluviométrico nestes estados é diferenciado do resto do Nordeste e que agora a situação está piorando nessa Região”, afirmou. O Ministério da Integração Nacional confirmou, após o recebimento da carta, duas perfuratrizes extras de até 150 metros para o Estado.

Participaram da reunião os secretários estaduais do Gabinete Civil, Álvaro Machado; da Infraestrutura, Marcos Fireman; da Agricultura, José Marinho e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado; o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Moisés Vieira; além da presidente da Emater, Inês Pacheco; do superintendente de Negócios do Interior da Casal, Antonio Fernando; do assessor técnico da vice-presidência de Gestão Operacional da Casal, Jorge Brizeno; do diretor de planejamento e projetos de irrigação da Seagri, Silvio Azevedo e do coronel Gilson Romeiro, da Defesa Civil do Estado.

O governador embarcou na noite desta terça-feira para Brasília, onde participa, na quarta (17) e quinta-feira (18) , de extensa agenda em vários ministérios e órgãos do Governo Federal. Entre as atividades, o governador participará também de reuniões no Ministério da Integração Nacional para acelerar a implementação das ações mais urgentes contra a estiagem.