Alagoas vai receber, nos dias 22 e 23 de novembro, uma missão técnica para avaliar as oportunidades da cadeia produtiva do leite. Gestores da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), acompanhados por representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) participam de uma oficina, dias de campo, visitas técnicas, palestras e mesas redondas, que terão como foco a cooperação técnica e a diversificação produtiva.

A oficina será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, em Olho D’Água das Flores, na região da Bacia Leiteira. Segundo o engenheiro agrônomo Renato Carvalho, gestor do Programa Alagoas Mais Leite pela Seagri, as atividades terão a participação de produtores e agricultores familiares. “Vamos visitar alguns produtores que se tornaram modelo de produção após participar do programa e também das ações do projeto Balde Cheio”, citou.

De acordo com ele, será construído um prognóstico técnico-participativo da cadeia produtiva do leite em Alagoas, como parte de um convênio que já está em andamento entre Seagri e Aecid. “Pela credibilidade adquirida pelo Estado na gestão do governador Teotonio Vilela, podemos realizar parcerias com entidades nacionais e internacionais. Uma delas está sendo retomada com o governo de Quebéc, no Canadá, também com foco na cadeia produtiva do leite”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Segundo ele, a parceria com o governo canadense vai permitir a transferência de tecnologia. “Também vamos aproveitar a experiência dos produtores de lá em associativismo e cooperativismo”, emendou.

A missão internacional que vai avaliar as oportunidades da cadeia do leite em Alagoas também conta com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e dos escritórios locais e regionais da Emater/AL.