A prefeita Abani Sandes Gomes e a vice-prefeita Tatiana Sandes Gomes, ambas do PMDB, foram reempossadas para os respectivos cargos em uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Água Branca, na manhã deste domingo, por volta das 10 h.
Várias autoridades políticas estiveram presentes à solenidade, entre elas secretários municipais, vereadores governistas e o ex-prefeito José Rodrigues Gomes, o Zé de Dorinha, que representava na ocasião o diretório municipal do PMDB, do qual é presidente.
Durante a solenidade de posse, a prefeita e sua vice agradeceram à vereadora Tânia Costa (PMDB) por ter conduzido os trabalhos planejados por sua administração e garantido a paz e o progresso do município, que é o grande triunfo de sua gestão. Albani agradeceu ao apoio do povo e assegurou que vai continuar governando democraticamente para todos.
Tânia Costa que naquele momento estava reassumindo a presidência do Legislativo disse que acreditava no retorno imediato das gestoras e que não fez nada além da sua obrigação como vereadora pelo município. A edil agradeceu ao companheiro de legislatura e vice-presidente da mesa diretora, o vereador José Paulo Araújo (Zé Paulo Pedreiro - PMDB) que enquanto ela administrativa a cidade, ficou à frente da Câmara.
Zé de Dorinha também discursou e falou que a vontade do povo deve ser mantida, mesmo diante das provocações da oposição que tem tentado desestabilizar o governo e seus integrantes. O ex-prefeito citou que Água Branca triunfa tempos de paz e progresso desde que se libertou de um grupo político conhecido pela violência que cultua.
O vereador Elson Ferreira Batista (Elson do Hospital -PMDB) tinha sido empossado na vaga de suplência deixada por Tânia Costa e teve que deixar o cargo no Legislativo. Ele vai retornar à secretaria de governo, da qual era titular.
O afastamento
As gestoras estavam afastadas das funções por determinação do juiz Kleber Borba Rocha, responsável pela 39ª Zona Eleitoral, que aceitou a denúncia de uso da prática de fraude durante o período eleitoral de 2012, fato que para ele comprometeu a legitimidade do pleito.
A sentença do juiz foi derrubada por uma decisão monocrática do desembargador James Magalhães de Medeiros, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), que acatou uma ação cautelar movida pela defesa de Albani e Tatiana onde pediam a suspensão do decreto do magistrado da comarca local, fazendo com que ela e sua vice retornassem aos seus cargos até que o processo fosse julgado pelo TRE.









