O sonho de participar da Jornada Mundial da Juventude, (JMJ), que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, levou nove jovens de São José da Tapera a viajar até o Rio de Janeiro, por contra própria, para participarem do encontro com o Papa Francisco e missionários da igreja católica, entre os dia 23 à 28 que tem como lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações .

De acordo com o jovem advogado Geomário Salgado, que é o segundo líder do grupo, os componentes Kivia Monique - primeira líder, João Alves,  Anarielle Maia, Madja Suany , Roberta Almeida, Dirceu Alves , Anderson Mário e Douglas Azevedo planejaram  juntos essa viagem durante um ano e através de um grupo fechado no Facebook, organizaram todos os detalhes.  Geomário conta ainda que depois de uma pesquisa acharam melhor optarem por fazerem a inscrição completa do JMJ que da direito a tudo, o chamado kit peregrino: hospedagem, alimentação e transporte.

Segundo  Geomário, o Padre Laerte, (natural de São José da Tapera) irá comandar o grupo de sua paróquia de São Paulo até o Rio e se reunirá com os taperenses. Além do grupo, amigos da Paróquia São José, os conterrâneos  Pâmela, Crisley e Edivaldo também se farão presentes  na JMJ, mas em outros grupos.

É uma emoção  muito grande participar da JMJ. O nervosismo já tomou de conta do grupo e de mim também. Para alguns integrantes do grupo, reviver a JMJ é algo que desejam muito, pela recordação do que foi a da Alemanha. Para nós que nunca fomos, é algo totalmente novo, que além de renovar nossa fé, já está nos fazendo entender que nós, os jovens católicos, somos a força viva da Igreja, que temos nossa importância e que para ser de Deus não é preciso se afastar dos amigos”, disse.

Para Geomário,  após um encontro como esse, há possibilidades de ter uma outra visão social do mundo, sim. “ É como se eu fizesse uma viagem por cada lugar do mundo sem sair do meu país. Interagindo com jovens do mundo inteiro, poderei identificar a realidade deles, assim como também poderei mostrar a minha também. E o Rio de Janeiro é o lugar ideal para tecer essas histórias que terão inicio a partir do dia 23,” disse o jovem peregrino que acredita que  estar cada vez mais perto de Deus, contando com a ajuda de irmãos de diversos países é o principal objetivo. “ Viver esse momento é estar em comunhão com Deus e com o próximo. Secundariamente, o objetivo é partilhar as suas experiências com jovens do mundo inteiro, ajudando-os a encontrar respostas que todos nós já carregamos. Além desses dois objetivos, meu objetivo pessoal, também, é poder viver um pouco do espírito JMJ que meu primo viveu na Alemanha, quando ele participou da XX JMJ. Aquela viagem marcou a vida dele. É como se ele fosse junto comigo, mesmo estando na eternidade” ressalva o jovem sobre a XXJMJ na Alemanha,  em 2005 quando a Irmã Redempta Borges levou os taperenses Kivia Monique, Anarielle Maia, Roberta Almeida e Anderson Mário para participarem do encontro com o Papa João Paulo II.

Os jovens peregrinos dogrupo, amigos da Paróquia São José aproveitaram o final de semana  no Rio de Janeiro para passear pelos pontos turísticos da cidade maravilhosa e postar fotos em seus perfis do Facebook.