O retorno das atividades da Casa Legislativa de Delmiro Gouveia nesta terça-feira (6) foi marcado pela realização de duas audiências públicas, que apresentaram os relatórios das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2012 do Executivo e da Saúde.

Os vereadores receberam o prefeito em exercício Valdo Sandes, o contador Moacir Bernardes, e o secretário municipal de Saúde, João Silveira, que esteve acompanhado da equipe técnica da secretaria. Foram apresentados os relatórios com os dados fiscais e na saúde, os investimentos na área e do número de atendimentos durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Após as audiências, o presidente Carlos Roberto Cacau Correia abriu a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, que contou ainda com a presença dos vereadores Marcos Costa, Francisco de Assis (Kinho), Edvaldo Nascimento, Henriqueta Cardeal, Pedro Paulo e Edmo Oliveira. 

Em sua fala, o presidente falou sobre mudança do horário da reunião, que passou para as 18h das terças, ressaltando que agradou a população, uma vez que a casa estava lotada de populares. “Agradeço a Deus por mais uma vez estarmos aqui iniciando estes trabalhos na Casa Legislativa. Agradeço ainda a presença da população, que veio acompanhar nossas ações. Ver esta casa lotada fortalece positivamente a nossa decisão da mudança do horário da sessão”, disse Cacau.

Após a leitura da ordem do dia, os vereadores Edvaldo e Pedro Paulo se dirigiram à tribuna para falar sobre a situação da saúde pública municipal. Edvaldo criticou a forma como a audiência pública foi conduzida. Ele ressaltou que não houve um debate e, portanto, a audiência tinha sido prejudicada, uma vez que deveriam ter sido abertos os debates para a população e para os vereadores. Edvaldo cobrou ainda um posicionamento da Prefeitura com relação ao contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento do município com a CASAL.

O parlamentar Pedro Paulo enfatizou que tem percorrido os postos de saúde do município e presenciado a falta de médicos e material de insumo para o atendimento, criticando veementemente a atuação da administração municipal na área da saúde.

Diante das colocações de Pedro Paulo, o prefeito Valdo Sandes se dirigiu à tribuna para prestar alguns esclarecimentos. Ele falou que a saúde pública tem enfrentado problemas, mas que desde que assumiu a gestão tem buscado solucionar as questões emergenciais. Ele ressaltou que a falta de médicos é um problema não só enfrentado por Delmiro, mas pelos municípios de todo o país, mas que tem feito o possível para reverter o quadro, inclusive se inscrevendo no Programa Mais médicos, do Governo Federal.

Valdo solicitou a compreensão da população, uma vez que ainda não apresentou um plano de trabalho da sua administração, já que assumiu o Executivo por meio de uma decisão judicial e deu continuidade ao que já vinha sendo desenvolvido.

Quanto à CASAL, o prefeito explicou que defende a renovação do contrato do município com a empresa e que na próxima semana estará em Maceió para buscar a assinatura da renovação da concessão junto ao presidente da Companhia.

Após as explanações, os vereadores votaram a ordem do dia e aprovaram as indicações do vereador Pedro Paulo, Edvaldo Nascimento, da Mesa Diretora e do Executivo.