Nesta terça-feira (17), a Casa Legislativa de Delmiro Gouveia realizou Audiência Pública sobre a UFAL Campus Sertão, localizada no município. A reunião, solicitada pelo vereador Edvaldo Nascimento, teve como convidados o diretor geral Agnaldo José e o diretor acadêmico José Ivamilson Barbalho. Os estudantes lotaram a galeria da Casa.

A audiência marcou o retorno do presidente Valdo Sandes à Câmara de Vereadores que, durante cinco meses, esteve ocupando o cargo do Executivo. Valdo abriu a sessão ressaltando a importância do Campus para a comunidade delmirense e passou a palavra ao vereador Edvaldo, que coordenou o evento.

Edvaldo relembrou a luta pela implantação do Campus no município e a sua importância para a comunidade, que hoje conta com ensino superior gratuito. O vereador enfatizou ainda o papel da Câmara na promoção da audiência, aproximando os estudantes do Legislativo.

“Este debate é de extrema importância porque aproxima os estudantes desta Casa e ajuda ainda compreender a nova perspectiva que vive Delmiro com a chegada da UFAL. Estamos vivendo um novo momento com a vinda da universidade porque estamos vendo os jovens terem oportunidade de acesso ao ensino de terceiro grau, além de gerar renda em restaurantes, aluguel de casas, entre outras coisas que refletem diretamente no desenvolvimento econômico do município”, disse Edvaldo.

Após a abertura da audiência, os professores Agnaldo e Ivamilson abordaram questões ligadas ao compromisso social da universidade e a inserção na sociedade. Em seguida, os alunos utilizaram a tribuna para realizar as suas reivindicações. O ponto mais abordado por todos foi a falta de transporte público para a universidade, assim como passe livre.

Os estudantes expuseram que não há transporte para a UFAL e que muitos alunos voltam para a cidade andando na rodovia, correndo risco de sofrer acidentes, uma vez que a via não possui iluminação suficiente.

Os vereadores Carlos Roberto Cacau Correia, Pedro Paulo, Kinho e o presidente Valdo demonstraram apoio aos estudantes, ressaltando que a Câmara também se manifestou sobre a problemática da falta de transporte público e da falta de iluminação na via de acesso à universidade.

Os vereadores parabenizaram o colega Edvaldo por propor a audiência, ressaltando que a Casa estará sempre disposta a realizar este tipo de debate. Edvaldo finalizou o evento agradecendo a presença dos alunos e dos diretores.