Com vasta experiência no mundo das misses, a universitária em jornalismo, Nicole Verçosa nunca imaginou que seu grande sonho viraria um pesadelo midiático. Desde que foi eleita Miss Alagoas Oficial 2013, no dia 2 de agosto, que a maceioense viu seu nome estampado nas redes sociais, sites e jornais em todo o estado contestando a sua coroação. Prestes a viajar para concorrer na etapa nacional em Belo Horizonte, a miss Nicole aperta a sua agenda e nos recebeu  em um SPA, ao lado da sua mãe Nadiene Verçosa, sua fiel escudeira.

Em entrevista, falou como foi vencer o Miss alagoas e como está a preparação para tentar vencer o Miss Brasil 2013. Nicole Verçosa fala ainda sobre planos para o futuro, relacionamento e sobre a polêmica que envolveu seu nome após a coroação.

Como foram os preparativos para participar do Miss Alagoas 2013?

Nicole Verçosa- Desde o ano de 2011, quando concorri pela primeira vez ao título de Miss Alagoas Oficial, na categoria adulto, mesmo não conseguindo a coroa tão esperada, cresceu dentro de mim a perseverança e a ousadia de me tornar uma miss. Deixando o Teatro Deodoro, após o concurso, aprimorei meus conhecimentos sobre este universo tão encantador, denominado Miss, e continuei em busca da realização deste sonho, me dedicando ao máximo a cursos de oratória, academia, aperfeiçoando o meu inglês e dando continuidade aos trabalhos publicitários.

 

Por que você veio como representante da Barra de São Miguel? Como é feita a escolha?

NV- O regulamento do Miss Brasil Oficial (Band) diz que a candidata deve residir seis meses antes do concurso no estado. Sendo alagoana por naturalidade, eu não tenho restrição alguma em representar qualquer município deste majestoso estado. Representei a Barra de São Miguel com muito orgulho. Confesso que sou super apaixonada pelas belezas naturais daquela cidade e hoje me sinto uma filha daquela terra.

O prefeito da Barra de São Miguel, Zezeco, deu uma declaração sobre você ter sido representante da Barra sem participar de nenhum concurso na cidade e comentou de forma fria a foto que tirou com você na emancipação política. Isso a deixou magoada?

 NV-Acho que ele possui todo o direito e dever de prezar pela boa imagem de seu município, afinal ele é o prefeito da cidade. Faria o mesmo em seu lugar e não fiquei chateada pela forma que o mesmo se pronunciou.

O seu vestido foi considerado o mais luxuoso do evento. São vocês quem escolhem?

NV- O meu vestido realmente é muito bonito, mas não sabia que havia sido considerado o mais luxuoso da noite (risos). Todos os vestidos estavam incríveis, particularmente, posso afirmar que o meu foi amor à primeira vista. Em resposta a pergunta: Sim, Todas as candidatas têm o prazer e o direito de escolherem os seus vestidos. A etapa da prova de gala foi feita um dia antes do concurso, onde cada candidata se reuniu em um camarim com a estilista da noite, Ângela Lemos, e a mesma passou orientações do que iria valorizar o corpo e a beleza de cada uma.

Em uma de suas entradas, você caiu na passarela. O que passou em sua cabeça no momento? Houve cogitação de ter perdido o título por esse impasse?

NV- Seria demagogia de minha parte falar que não. Ao escorregar a primeira vez, fiquei tensa, até por que fui a última candidata a ser anunciada como semifinalista da noite, qualquer candidata em minha situação sentiria o mesmo. Isso aconteceu por ter passado justamente no lugar onde estava molhado (haviam passado pano momentos antes de começar o desfile). A segunda vez o vestido atrapalhou um pouco, pois o ajuste não ficou como esperava, mas, após esses acontecimentos procurei manter a postura e a elegância, coisa que não me faltou durante a noite, tanto é que fui coroada como a mulher mais bela do estado. Como admiradora de concursos de beleza, tenho acompanhado vários desfiles em minha trajetória e vi que, como eu, outras candidatas já passaram pela mesma situação, a exemplo disto temos o Miss Universo 2011, e tantos outros desfiles do mundo fashion.

O top five era uma das etapas do concurso mais temidas pelas misses. Nele é a hora da pergunta secreta. Qual a sensação?

NV-O top five é a etapa mais esperada da noite, tanto pelos espectadores quanto para nós candidatas. O nervosismo é natural, mas esse é o momento que temos para driblar esse obstáculo e mostrar que estamos preparadas psicologicamente, que temos conteúdo e não apenas a beleza da plástica.

Como é dormir e acordar Miss Alagoas?

NV- Uma sensação única, indescritível. É um sentimento de dever cumprido, é ter a certeza de que todos os esforços durante uma preparação árdua e intensa foram válidos.

Como você se sente após sua consagração como Miss Alagoas, várias candidatas contestarem, em redes sociais, que a maioria dos jurados confirmou não ter votado em você?

NV- Em todo concurso de beleza é normal que haja insatisfação das demais candidatas, sinceramente não entendi e continuo sem entender o porquê da insatisfação das demais. Aliás, nem sabia que a grande maioria das candidatas havia contestado, pois até hoje recebo mensagens delas me parabenizando. O mesmo aconteceu com os jurados, todos me parabenizaram e continuam me apoiando para a etapa nacional.

Algumas candidatas do concurso também contestaram a sua amizade com o organizador do evento, Márcio Matos. Houve algum tipo de benefício por parte dele no concurso para você ser eleita?

NV- Não, em momento alguma fui privilegiada. Tive a oportunidade de conhecer o jornalista e coordenador do Miss Alagoas, Márcio Mattos, quando participei pela primeira vez do concurso, em 2011. Mantivemos o contato, assim como aconteceu com outras candidatas que participaram.

Como estão os preparativos para o Miss Brasil?

NV-Estão a mil (risos). Trabalhando a estética e principalmente a mente. Estou muito ansiosa. Afinal, um grande sonho em minha vida vai se tornar realidade. O mais importante é receber o carinho dos alagoanos por onde passo. Esse está sendoo melhor presente que eu poderia ganhar antecipadamente. O apoio dos amigos, vizinhos e dos familiares é fundamental. Eles me ajudam a manter a fé, força, determinação e coragem para seguir em frente. Estou confiante de que este é o ano de Alagoas no Miss Brasil e quero levar o nome do meu estado para o Universo. Dedicação para que isso aconteça não tem me faltado.

Quais dicas você daria para as jovens que sonham em um dia vencer um concurso de Miss?

NV- Primeiramente tem que treinar postura elegância e ter muita disciplina. Para ser miss é preciso ter muita determinação, disciplina e foco, pois nossa rotina não é nada fácil, temos compromissos importantes e que devem ser encarados com responsabilidade.

Muitas candidatas aderem a cirurgia plástica para se enquadrar ao rosto intitulado de Miss. Você já fez alguma plástica ou faria para ganhar o concurso?

NV- Acho válida a intervenção cirúrgica que é feita para harmonizar os traços da mulher. Nunca fiz nenhum tipo de procedimento, mas não teria problema algum em fazer, desde que fosse feito com um profissional qualificado e com muita segurança.

Existe aquele enigma que toda Miss têm que ler o livro O Pequeno Príncipe. E você, já o leu?

NV- É verdade (risos). Não cheguei a ler todo o livro, mas vejo como um best-seller não só das misses, pois conheço muitas pessoas que gostam e acham linda a mensagem que ele nos passa. Eu sou uma delas!