O vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB) promoveu, na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, uma Audiência Pública para discutir a utilização das águas do Canal do Sertão. O evento reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, comunidade em geral, e do Movimento Sem Terra (MST), que ocupou as margens do canal para cobrar dos governos projetos que possibilitem a captação de água pelos assentamentos que margeiam a obra.

Edvaldo ressalta que provocou a audiência porque sentiu a necessidade da sociedade civil e dos movimentos sociais debaterem os múltiplos usos da água do Canal do Sertão, especialmente o MST, que apresentou demandas de utilização das águas pelos assentados.

“Não adianta uma obra dessa envergadura beneficiar latifundiários e meia dúzia de pessoas. Os pequenos agricultores e as comunidades que sofrem com a falta de água é quem devem ser beneficiadas por este Canal. Não debater e não cobrar dos governos é dar margem para que esta obra seja mais uma para beneficiar apenas os ricos”, enfatizou o parlamentar.

Para Débora Nunes, da Coordenação Nacional do MST, “não há de fato debate aberto com a população, há pelo contrário perspectivas de privatização do uso da água”. Debora se refere não somente à gestão das águas, mas exemplifica a pretensão de uso da água por grandes projetos. “Um dos projetos a serem beneficiados prioritariamente é o de mineração no Agreste. A empresa de capital canadense Vale Verde terá todo suporte para extração de minérios de nosso solo. Todos sabemos que para a mineração é necessário grandes quantidades de água. E essa água sairá do Canal do Sertão”, afirma a coordenadora do Movimento.

Durante a Audiência Pública, a Codevasf e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentaram seus projetos. Estiveram presentes ao evento o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado; o Secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo;  o representante da Codevasf em Delmiro; a superintendente do Incra em Alagoas Lenilda Lima; o secretário municipal de Meio Ambiente Eliseu Gomes; o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Delmiro Gouveia, Zedequias; o representante da Secretaria de Estado da Pesca, Luís Carlos Batista; o representante da Coordenação Nacional do MST José Roberto e o vereador Pedro Paulo.