Delmiro Gouveia sediou nessa quinta-feira, 20, reunião com prefeitos de cidades circunvizinhas para apresentar funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento. O município de Delmiro assume a responsabilidade da região, beneficiando toda a população. Espera-se uma demanda diária de 250 atendimentos por equipe composta de quatro médicos.
À ocasião, foi declarado pela vice-prefeita Ziane Costa, a necessidade dos prefeitos da região, em vista do bem comum à população, unirem-se para atuar de forma suprapartidária. “Temos que nos unir e avançar no suporte ao atendimento médico em nossa região. Estamos tratando de vidas, e precisamos garantir esse direito ao nosso povo”, afirmou Ziane.
A vice aproveitou ainda para falar sobre a necessidade de implantar uma Unidade de Suporte Avançado (USA) na região.
A unidade de Serviço, já devidamente construída, funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação.










