A Prefeitura Municipal de Pariconha, em nome do prefeito Dr. Fabiano Ribeiro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira (13), no prédio da Câmara Municipal de vereadores, uma palestra do Projeto Oncologia na Estrada, desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió, que consta em visitar as cidades de todo o estado para realizar ações de combate aos diversos tipos de câncer: Pulmão, Próstata, Pele, Intestino, Mama, entre outros, buscando o diagnostico precoce da doença, melhorando assim o tratamento e reduzindo os efeitos colaterais dos mesmos.

O evento teve como público alvo, Médicos, Enfermeiros e Agentes de Saúde do Município, os palestrantes foram o Médico e Especialista em Oncologia Dr. Divaldo Alencar, a Psicóloga Hospitalar Kelly Costa, a Enfermeira do Município Amanda Barbosa e a Assistente Social da Santa Casa de Misericórdia Somaya Lemos.

Segundo o Dr. Divaldo Alencar, estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que o câncer será a doença mais fatal em 2010, sendo que um dos principais fatores é o aumento do tabagismo, principalmente em países em desenvolvimento. Porém segundo ele 40% das mortes por câncer podem ser prevenidas com a realização do diagnostico precoce da doença. O Médico afirmou que em Alagoas existe uma sub-notificação da doença, por falta de dados precisos, pois muitas pessoas morrem sem a identificação da causa.

Por outro lado, a Psicóloga Hospitalar Kelly Costa, abordou o lado emocional dos pacientes com câncer e afirmou que o papel da Psicologia é fundamental no tratamento desses pacientes e também no acompanhamento de seus familiares, que muitas vezes recusam-se a aceitar o diagnostico. “É muito importante que se compreenda os aspectos subjetivos da doença, as crenças, os sonhos, os conflitos e os pensamentos do paciente, para reverter situações de tensão”, afirmou a Psicóloga, que teve na plateia pacientes residentes do município de Pariconha, que fazem tratamento em Maceió.

A Enfermeira Amanda Barbosa, falou sobre o tratamento do câncer, a quimioterapia, os procedimentos para sua realização e suas consequências, enquanto a Assistente Social Somaya Lemos, abordou o atendimento no serviço social da Santa Casa de Misericórdia, que é a porta de entrada para os pacientes que buscam tratamento e também falou dos direitos dos pacientes com câncer, a exemplo do auxilio doença.

 O prefeito do município, Dr. Fabiano, falou da responsabilidade do município em buscar sempre o melhor para a saúde dos seus munícipes e alavancar ainda mais o percentual de saúde altíssimo que o município vem ganhando.