Pela votação de 4x3, na sessão desta quarta-feira (19), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) decidiu devolver o mandato de vereador por Santana do Ipanema a José Vaz (PSDC). Zé Vaz, como é mais conhecido o político de 53 anos, era o presidente do legislativo municipal, quando teve o diploma cassado pelo juiz Diego Araújo Dantas, titular da 19ª zona eleitoral, que em janeiro deste ano acatou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), proposta pelo Ministério Público Estadual, que acusava o então edil de compra de votos, crime que havia sido praticado durante o pleito de 2012.

Logo que foi afastado pela inelegibilidade considerada, o já ex-vereador ingressou no TRE/AL com um recurso pedindo a reforma da decisão em primeira instância e além disso impetrou uma medida cautelar, solicitando uma liminar para poder se manter no cargo, inclusive no de chefe da Casa de Leis, até que a defesa da ação que o afastou fosse julgada por aquela corte da segunda instância da Justiça Eleitoral.

No Tribunal Regional Eleitoral, em Maceió, votaram a favor do pedido de liminar os desembargadores Sebastião Costa Filho, Alexandre Lenine de Jesus Pereira, Alberto Jorge Correia de Barros Lima e Fernando Antônio Barbosa Maciel contra os votos do relator Frederico Wildson da Silva Dantas, Antônio Carlos Freitas Melro de Gouveia (substituto) e Elisabeth Carvalho Nascimento.

Nossa reportagem apurou que a edilidade deve dar posse ao vereador na sessão ordinária que acontece nesta sexta-feira (21), quando o atual chefe maior da Casa, José Lucas Júnior (PV), retorna para a vice-presidência da mesa diretora, deixando o cargo para o colega que retorna. Deixa o legislativo, o suplente João batista de Santana (PP) que que foi empossado depois do afastamento de Zé Vaz.

A Câmara de Vereadores é formada por nove parlamentares, sendo cinco da bancada governista e quatro da oposição.