A encenação da Paixão de Cristo ganhou, nesta ultima sexta-feira (18), uma estrutura de palco para o espetáculo que há dezoito anos encanta milhares de pessoas em São José da Tapera.
A proposta de sair das ruas para encenar “a maior e mais bela história da bíblia,” no palco, veio principalmente da necessidade de um novo cenário devido à praça matriz está totalmente isolado por causa de uma reforma. Nela, um espaço que contava com um declive de aproximadamente três metros, era usado pelos atores como o “calvário”, um dos principais cenários ao ar livre utilizado pelos “soldados romanos” na crucificação de “Jesus Cristo”.
Para Leandro Silva, viver na pele o sofrimento de Jesus Cristo não é tarefa fácil. O ator amador conta que encarnar o personagem leva dois meses de preparação.
“É uma honra pra mim, há oito anos, poder viver os últimos dias de Jesus Cristo e expressar para as pessoas esse ato de evangelização e mostrar um pouco da dor que Jesus Cristo passou para nos salvar” disse o ator confessando que, mesmo sendo o oitavo ano, sempre dá um friozinho na barriga ao entrar em cena.
De acordo com José Igor Santos da Costa, diretor teatral, para haver a adaptação ao novo espaço, algumas medidas também foram tomadas. “Infelizmente algumas cenas tiveram que ser retiradas do roteiro devido ao pouco espaço que o palco fornecia aos atores,” afirma. O diretor ressaltou ainda sobre a visibilidade proporcionada. “ Pude perceber que de cima do palco o desafio é ainda maior porque os atores podem ter a dimensão do público presente, mas deu tudo certo, pois ao terminarmos as apresentações recebemos muitos parabéns, isso é sinal de que gostaram de tudo,” revela.
População
Centenas de pessoas lotaram a praça matriz para ver a encenação da Paixão de Cristo que é considerada por muitos uma nova tradição da Semana Santa na cidade, por isso, para garantir uma comodidade há mais, vários espectadores levaram de suas casas várias cadeiras. Dona Joana da Silva, conta que, neste ano, pode acompanhar a apresentação do inicio ao fim.
“Fiquei muito emocionada com a apresentação. Pela primeira vez pude ver tudo de perto, porque, mesmo com muita vontade de acompanhar nos anos anteriores, quando eles apresentavam nas ruas, não podia, “disse Joana, enfatizando que todas as pessoas de sua idade também ficaram satisfeitas com a apresentação.
A montagem do espetáculo contou com aproximadamente 30 pessoas entre atores amadores, figurantes e equipe técnica, todos do próprio município que fizeram uma belíssima apresnetação. Além da novidade do cenário novo, foram utilizados microfones portáteis nos principais atores. O roteiro ficou por conta de todo o grupo que se abasteceram de textos e filmes sobre a vida de Jesus.
A pretensão do grupo é que esse teatro popular ao ar livre possa ter, a cada ano, a participação direta de mais pessoas da cidade que queiram participar da encenação da Paixão de Cristo e tornar do evento, a maior peça teatral ao ar livre de São Jose da Tapera.




