O jovem taperense, Cosme Guedes, usou o perfil de seu Facebook para fazer uma campanha beneficente no intuito de arrecadar remédios, fraldas geriatras e donativos para o senhor José dos Santos, 53 anos, conhecido como Dedé, morador da comunidade Palestina, zona rural de São José da Tapera, que há quatro meses fez uma cirurgia de intestino.
Segundo Cosme, dois meses após a cirurgia do agricultor, o seu filho Junior falou que faltava tudo, por isso uma associação de moradores de Caboclo, através de um ofício encaminhado à secretaria municipal de saúde, solicitou reposição dos medicamentos. Ainda segundo Cosme, eles estão arrecadando, inclusive, roupas velhas para rasgar e fazer de gazes para limpar o senhor Dedé, que defeca pela barriga a cada dez minutos.
“Dá um desespero em chegar aqui e ver esse senhor expelindo as fezes pela barriga e termos que esperar. Qualquer pessoa em meu lugar ajudaria, por isso que acreditei nas redes sociais e já estamos vendo resultados, muitas pessoas estão querendo ajudar, até um estrangeiro entrou em contato querendo depositar dinheiro para ajudar na segunda cirurgia,” revela.
Para a secretária municipal de saúde de São José da Tapera, Jária Ricardo, toda a assitência necessária foi prestada ao senhor Dedé, por isso a arrecadação de dinheiro não seria o emergencial.
“O senhor Dedé passou por todo tipo de assistência médica no munícipio de São José da Tapera, e eu asseguro que ele está sendo assistido por uma equipe competentíssima, pois ao ser diagnosticado com a doença, foi encaminhado por nossa equipe médica para o hospital de Santana do Ipanema, onde foi realizado o procedimento cirúrgico,” afirma a secretária municipal de saúde, ressaltando que a família deveria tentar remarcar a data da cirurgia no mesmo hospital porque os médicos estão a par de todo prontuário e saberão qual procedimento realizar e não removê-lo para outro hospital.
De acordo com a secretária municipal de saúde, esse processo que o senhor Dedé está passando é minucioso, mas só o hospital de Santana do Ipanema dirá quando terá disponibilidade para a realização da colostomia, da cirurgia reparadora.
“Estava de férias, mas tenho certeza de que a equipe de médicos e enfermeiros de Caboclo fizeram e estão fazendo o que deveria ser feito," afirma. "Qualquer paciente que seja grave, a prefeitura faz uma parte. Eu tenho que ver se essa parte está sendo o suficiente para este caso,” disse a secretária, acrescentando que a saúde de São José da Tapera está no mesmo patamar que em todo estado de Alagoas.
“Geralmente as famílias querem tudo, não existe perfeição. Temos as nossas delimitações como assistência básica porque o controle especial já não será responsabilidade do município, e sim do estado,” finaliza.
A secretária retorna as suas atividades nesta terça-feira (15). A campanha segue no facebook do taperense que, inclusive, hoje a tarde, foi postado um vídeo que relata todo o sofrimento diário enfrentado pelo senhor José dos Santos, ao trocar os curativos enquanto aguarda a sua cirurgia que está marcada pelo Sistema Unico de Saúde, (SUS) para o mês de agosto.
Facebook utilizado pelo taperense Cosme Guedes para a campanha de arrecadação.




