O prefeito Fabiano Ribeiro, em conjunto com as pastas envolvidas, realizou na última quinta-feira (31), das 9h às 12h, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública Final (etapa de encerramento) para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico. A conclusão do trabalho é requisito obrigatório para o município acessar os recursos do governo federal para os serviços de saneamento básico a partir do ano de 2014.
O evento foi aberto à população em geral, conselhos municipais e entidades públicas e privadas interessadas. Os tópicos alvos desta audiência são os referentes ao prognóstico e ao programa de ações do plano.
Estiveram presentes vereadores, secretários, representantes indígenas, quilombolas e lideranças políticas de alguns povoados. Na ocasião, foi entregue as pautas já feitas e mostrado todo o trabalho feito no município, a população pôde ter ciência de tudo que foi levantado e será repassado a partir de 2015.
Segundo Sônia, coordenadora do PMSB, a participação do prefeito Fabiano Ribeiro de Santana foi muito importante para essa conclusão. Pariconha é uma das cidades mais empenhadas nesse Plano, sendo uma das primeiras a concluir o Plano que trará muitos benefícios a seus moradores. “Por abranger temas relevantes para a gestão ambiental como drenagem, resíduos sólidos, abastecimento de água e esgotamento sanitário; com esse estudo concluído, podemos executar serviços de forma integrada e qualitativa no município, e o prefeito Fabiano se mostrou muito preocupado desde a primeira Audiência no ano passado”, afirmou Sônia.
Para Elaine, Engenheira do projeto e que coordenou os trabalhos, trata-se de um projeto pioneiro na área ambiental, mas uma novidade ver uma cidade no sertão estar à frente de grandes centros urbanos de Alagoas, estando a frente até mesmo da capital, Maceió. “O prefeito foi figura muito importante, sendo ativo nas nossas atividades em todo o município, visando trazer melhorias ambientais progressivas para a cidade e formas de acompanhamento da implementação do plano”, disse Elaine.
De acordo com José Valdir, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Pariconha é uma cidade privilegiada porque tem o saneamento básico como uma de suas prioridades. “Nós, da Secretaria, por determinação do prefeito Fabiano Ribeiro, desenvolvemos o Plano de Metas 300%, que é justamente a universalização do saneamento básico em toda a extensão do município. Até 2016 nosso município contará com capacidade instalada de 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e afastamento de esgoto e outros 100% de tratamento de efluentes. Este programa, com certeza, elevará Pariconha a cidade modelo não apenas no auto sertão como também em todo o estado”, disse Valdir.
O prefeito falou da gratificação em também ter a participação da comunidade, falou de projetos como o Projeto Água Doce que está implantado na zona rural com as cisternas, Poços artesianos, e Projeto Renas-Ser de recuperação de nascentes no município.
Destacou sua estadia com o presidente da Casal (Companhia de Saneamento Básico de Alagoas), Osmar Lisboa, onde discutiu sobre a questão de abastecimento de água no município, e sobre duas bombas na adutora, que no prazo de cerca de 60 dias estará em ação, acabando com o rodízio de água em Pariconha, trazendo água para os consumidores diariamente.
Após a audiência pública, incorporadas as contribuições e críticas dos participantes, o Prefeito Fabiano Ribeiro deve assinar o decreto validando o Plano Municipal de Saneamento, que será levado à Câmara de vereadores para assinarem a ordem de serviço.









