Missas, procissão, parquinhos com roda gigante, carrinhos de batida e Space Loop, não podem faltar. Já o algodão doce, sorvetinho da maquina, batata frita e maçã do amor, são fundamentais para que as festas de interior, realizadas durante anos, com muita tradição, não percam jamais a sua essência, que é passada de geração a geração.
A tradicional festa da padroeira de São José da Tapera, Nossa Senhora das Dores foi, além de um ato político, uma verdadeira demonstração de que o prefeito da cidade, que era tido como uma pessoa que não gostava de festa boa, “investisse pesado” para que, este ano, fosse considerado pelos adeptos uma das mais badaladas de seu governo.
Com a frase “Só morre de amor quem não tem dinheiro para beber, e quem tem morre de ressaca”, a cantora Samyra Show colocou os apaixonados de plantão não só para beber todas, mas para dançar durante toda a sua belíssima apresentação. Enquanto isso, um dos participantes do programa Super Star, da rede Globo, o cantor Luan e Forro Estilizado, colocou a sanfona pra chorar em todos os tipos de músicas, enlouquecendo a multidão que o aguardava na praça central da cidade, e em coro, reproduzia a cantoria.
No decorrer dos shows foi possível perceber que as mulheres estavam deslumbrantes! Além da roupa da festa, elas atentaram para os acessórios, e um deles, me chamou a atenção. Todas as mulheres antenadas estavam portando, de forma elegante, uma bolsa a tiracolo, que compôs seu visual, deixando-a ainda mais estonteante. Coisa que só víamos na capital, agora se tornou um hábito entre as taperenses.
Para recepcionar melhor seus convidados, o prefeito da cidade organizou um camarote onde uma legião de políticos vieram prestigiar a festa em plena segunda-feira, dia que foi feriado para os taperenses. Entre os mais assediados, Pedro Vilela, candidato a deputado federal, e principalmente, Renan Filho, candidato ao governo do estado. Também não poderiam faltar os políticos vips das cidades vizinhas e simpatizantes que lotaram o Camarote. Já o vereador Adriano Ricardo, com sua nobre atitude, transformou, pela segunda vez, um camarote acessível para os portadores de necessidades especiais. Os cadeirantes tiveram um espaço reservado e, como todos, participaram e aproveitaram a festa com uma visão panorâmica.
Entre tantas autoridades, apenas uma observação, a ausência do vereador Marquinho X, que é sinônimo de festa na cidade. Ele, sua esposa e amigos, se aglomeraram em meio à multidão que, como de costume, em todas as festas ficam nas calçadas dos estabelecimentos comerciais, ou seja, bem próximo onde estava o camarote do prefeito Jarbas. Entretanto, mesmo sem a participação do vereador ao lado do prefeito, como de praxe em camarote da prefeitura, acredita-se que não haja nenhum desentendimento entre as partes. Será? Pelo menos foi o que me garantiu, em recente entrevista, o prefeito Jarbas Ricardo e o próprio vereador Marquinhos X ao falar com ele por telefone. Que a paz reine entre eles em prol de São José da Tapera.
A festa da padroeira ocorreu de forma tranquila até às 5 horas da manhã da terça-feira 16. De acordo com informações da Policia Militar de São José da Tapera, não houve ocorrências graves, apenas costumeiras. E que, em momento algum, esses meliantes colocaram em risco a vida do cidadão civilizado, que foi a festa na intensão de curtir em paz com sua família e amigos. "Infelizmente existem pessoas que não sabem se comportar em eventos como estes. Eles bebem além da conta e, para não pertubar a paz e a ordem, são recolhidos ao praticarem badernas," afirma um policial.




