Acusada de liberar carros-pipa com água somente para os eleitores que votaram nela, a prefeita de Água Branca, Albani Sandes (PMDB), falou com exclusividade ao Portal Minuto Sertão sobre a denúncia que foi divulgada em sites de notícias do estado pelos vereadores de oposição Lucas Torres (PR) e Maria das Graças Teixeira Lima, conhecida como Graça da Farmácia (PSB).

Sandes explica que repudia a atitude dos referidos vereadores por propagarem informações caluniosas a respeito de sua administração. Conforme a prefeita, a realidade denunciada pelos mesmos não existe no município. “Fui eleita pela maioria da população para representar todos os munícipes, como de fato o fazemos. Os vereadores estão faltando com a verdade e essa ação se trata de mais uma tentativa desesperada de desvirtuar nossa administração”, disse.

Na delação, Lucas e Graça dizem que há dois anos têm recebido reclamação de diversos moradores, maioria da zona rural, que não estariam recebendo água em suas localidades. Os edis relatam que muitas vezes tiveram que pagar carro-pipa para ajudar famílias da região que não estavam sendo beneficiadas nem pela Operação Pipa e nem pela prefeitura.

A chefe do Executivo Municipal esclarece que a população é atendida por oito carros-pipa da Operação Pipa, desencadeada pelo Exército Brasileiro (EB), que abastece 48 reservatórios coletivos, situados em várias localidades do município, beneficiando mais de 1880 famílias. Além disso, a prefeitura garante abastecimento mensal em pelo menos 60 cisternas coletivas, através de outros dois carros-pipa que atendem às pessoas que não são ofertadas pela Operação Pipa e que sofrem com a falta d’água constante por parte da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), João Gomes de Sá, diz que é isolado o caso das pessoas que os vereadores denunciantes alegam ter comprado água para elas, já que todos que procuram a COMPDEC e a prefeitura são atendidos.  Ele diz que suspeita que as pessoas que os legisladores municipais dizem ter beneficiado sejam algumas que estão inconformadas com o abastecimento coletivo e que para receber água somente para elas os tenham procurado.

João reclama que em nenhum momento os sites Tribuna Independente e Radar 89, divulgadores da denúncia, procuraram a coordenadoria para se informar a respeito do abastecimento de água através de carro-pipa no município. “A coordenadoria está situada no centro da cidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, tem telefone fixo (3644-1139) e em nenhum momento os vereadores e os sites que divulgaram a informação caluniosa nos procuraram para ouvir nossos esclarecimentos”, disse.

A prefeita informa que o setor jurídico do município está tomando as devidas providências no sentido de responsabilizar civilmente os vereadores Lucas Torres e Graça da Farmácia por calúnia e difamação. Ainda de acordo com a gestora, os sites que propagaram a informação também vão ser acionados na Justiça pelo mesmo crime, bem como para que retirem a matéria do ar e concedam direito de resposta, já que não o fizeram antes.

Albani Sandes também aproveitou a oportunidade para comunicar que solicitou ao Governo do Estado outros seis carros-pipa da Operação Carros-Pipa que deverão atender a 365 famílias, moradoras de 14 localidades da zona rural do município, que não são atendidas pela operação realizada pelo Exército.