Os anseios por justiça  de homens e mulheres de bem da cidade de São José da Tapera e região foram atendidos, de forma momentânea, após a Operação integrada pelas polícias Civil e Militar que resultou na prisão de 31 pessoas  envolvidas com tráfico de drogas e homicídios.

Em São José da Tapera, era visível a grande movimentação do tráfico de drogas e homicídios oriundos deste comércio ilegal. As vítimas eram pegas em emboscadas fatais quando, certamente, não honravam os acordos firmados aos bandidos ou por briga de demarcação territorial. 

As consequências desse malefício são centenas de jovens e pais de família tanto da zona urbana quanto rural, atraídos por este tipo de comércio que, infelizmente, se tornou popular no nosso município.    

Devido à movimentação do tráfico na cidade, não sabíamos se morávamos em uma cidade do interior ou capital de Estado. A venda de drogas estava tão escancarada, que a entrega era feita até a luz do dia onde motos e bicicletas circulavam  levando a todo instante o produto do crime. Mortes corriqueiras de pessoas ligadas ao tráfico ou envolvimento com crime organizado eram frequentes.  Acredita-se que, diante disso, pequenos furtos e assaltos à mão armada em praças públicas e ruas do comércio eram feitos para pagar contas ou alimentar o vício. Diante do quadro de violência, as ruas da cidade não eram as mesmas. Ficar em frente a sua porta até altas horas ou de porta abertas, já não fazia mais parte do cotidiano do taperense.

Aqui, como em cidade grande, até assaltos a bancos aconteciam  frequentemente. Não se sabe ao certo se tem uma ligação com o tráfico ou se existem pessoas de São José da Tapera envolvidas, entretanto, o que a sociedade espera é que a justiça puna essas pessoas e que operações como esta sejam feitas com mais frequência para assim, devolver a paz que a cidade interiorana gosta e precisa.