Depois de anos como aliados, o presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, Valdo Sandes (PMN), e o prefeito Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira (PMDB), romperam politicamente. O vereador pretende concorrer à prefeitura e o então chefe do Executivo Municipal vai indicar uma pessoa para o enfrentar nas eleições de 2016.  

A relação dos dois se estreitou quando Lula Cabeleira e a filha, vice-prefeita Ziane Costa (PMDB), foram afastados do cargo por decisão judicial e Valdo Sandes, como presidente da Câmara de Vereadores, assumiu interinamente o comando da prefeitura. O fato é que o prefeito apartado das funções pensou que tendo um aliado como novo chefe do Executivo Municipal seria garantido que iria se manter no controle das coisas, mas se enganou.

Sandes ficou exatos cinco meses à frente da prefeitura e tomou algumas decisões que não agradaram Cabeleira, como é o caso do cancelamento do contrato que privatizou o terminal rodoviário, matadouro público e mercado público. Além disso, a contratação de pessoas, bem como a realização de algumas obras na cidade e nos povoados, foram outras atitudes do então prefeito que não agradou ao Lula.

De volta ao poderio, também por decisão judicial, o prefeito eleito pelo povo delmirense deixou claro que não gostou da rebeldia do presidente do Legislativo Municipal, quando esteve à frente da prefeitura. A insatisfação ficou clara, quando o mesmo acusou o vereador de ter sumido com mais de R$ 1 milhão de uma das contas do município, fato que já foi esclarecido por Valdo.

Para piorar ainda mais a situação, o gestor tentou aprovar na Câmara Municipal um projeto que instituía a taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), mas foi derrotado por 6x3, mesmo tento apoio da bancada governista, então predominante na Casa de Leis. O prefeito talvez tenha pensado que Valdo fosse articular a aprovação da CIP para tentar se redimir com ele, mas se enganou outra vez.

Depois disso, Valdo assumiu publicamente o rompimento político com Lula Cabeleira.  Em entrevistas concedidas a veículos de comunicação, o vereador vem criticando a postura e a administração do prefeito que segundo ele abandonou o município, decepcionando grande parte dos eleitores que votou nele nas eleições de 2012.

As eleições para prefeito que serão realizadas no ano que vem já estão próximas e Valdo Sandes que era tido como nome certo para suceder Lula Cabeleira na prefeitura, agora é considerado como principal adversário político do gestor municipal. O presidente da Câmara Municipal já disse em público que não aceitaria o apoio de Cabeleira e que pretende ser candidato a prefeito, unindo as oposições no município.

O deputado estadual Inácio Loiola (PTB) declarou apoio ao vereador, durante entrevista em um programa jornalístico da Rádio Delmiro FM. Ele disse que o vereador é a pessoa que lhe apresentou o melhor plano de desenvolvimento para Delmiro Gouveia, por isso vai apoiá-lo na disputa pelo cargo de prefeito.

A partir disso, o cenário político delmirense se forma com apenas um nome tido como certo na disputa pela prefeitura, que é o de Valdo Sandes. Também é certo que Padre Eraldo Cordeiro (PC do B), segundo colocado nas eleições de 2012, não vai querer ficar de fora da concorrência e que Lula Cabeleira irá indicar um sucessor que talvez tenha sobrenome Paranhos ou Anhanguera.