Desde que publicou as fotos das enchentes da ponte, localizada na estrada do Povoado Pilões, em São José da Tapera, que a página do Facebook do professor Reginaldo Fontes Gadi vem recebendo apoio da categoria e população.
Nas imagens, é possível ver crianças e adultos utilizando uma vara para medir a profundidade do local para depois ultrapassar de moto ou até mesmo a pé com confiança. A causa das enchentes foram as fortes chuvas na região que inundou a ponte dificultando a passagem dos moradores não só de Pilões, mas de Salgadinho, Torrões, Baixa Grande e Lagoa da Cobra.
“Nada é fácil nessa vida... E passar todos os dias no Riacho do Farias e Do Gostoso tá complicado,” publicou Gabi em seu Facebook.
Já o professor Aldenir Fontes, como resposta, não economizou palavras e afirmou que essa enchente é conhecida por todos os gestores que passaram pela prefeitura de São José da Tapera. Ele disse ainda que há mais de quatro décadas a população sofre com o descaso no município.
“Isso é problema de mais de 40 anos e nunca resolveram essa situação. Passam gestores e gestores. Uma estrada como essa não pode ficar assim. Atenção moradores dessa região, façam valer seus direitos! Não fiquem calados! Eu faço a minha, já falei com vários vereadores, mas continua esse mesmo problema. Ano que vem tem eleição, talvez algum lembre. E o povo da região vão aplaudir, talvez quando inaugurarem,” critica.
Enquanto isso, uma fan page de um sindicato da cidade deu total apoio ao professor e mostrou determinação para correr atrás de melhorias. “Sttr Tapera Parabéns professor Reginaldo Fontes Gadi pela divulgação deste problema que afeta diretamente a vida de muitos cidadãos taperenses e cabe a nós como sociedade civil mostrar o problema, cobrar melhorias.”
De acordo com o universitário em pedagogia, Jorge Silva, morador do Povoado Pilões, a população vem ficando desacreditada com as promessas feitas e, principalmente, com a ausência dos poderes que só mandam colocar uma caçamba com entulho de resto de construções quando são acionados.
“É um sentimento de Indignação. Parece que tem que dar mídia de grande porte para que eles se mexam e façam alguma coisa. É uma falta de respeito com o povo que o elegeu. Uma simples ponte os vereadores e o prefeito que foram eleitos para defender os interesses do povo não estão se importando. Esse descaso vem de anos. Todos os anos sofremos com os mesmos problemas e o que eles fazem é apenas mandar colocar uma caçamba de entulhos e pronto,” desabafa.
Diante do descaso, José Eronildo Vieira Gomes, diretor da escola Pedro Francisco das Chagas, de Pilões, idealizou um movimento com as comunidades da região para cobrar dos vereadores uma medida urgente. Uma caminhada com destino à Câmara Municipal só não foi realizada porque o grupo tomou conhecimentos que os vereadores entraram de recesso. “Infelizmente o nosso movimento só não foi adiante por causa do recesso, mas eu tenho certeza que todos irão se engajar. Já colhi assinaturas de professores, diretores, alunos e pais de alunos,” disse.
O diretor municipal deixa claro que o movimento não é protesto, vandalismo e nem pessoal, e sim, em nome da comunidade. “Não teremos badernas e nem perseguição política. Estaremos apenas reivindicando os nossos direitos. Todos os anos a situação é a mesma, ficamos ilhados! Mas agora não suportamos mais,” desabafa Eronildo, ressaltando que é preciso expor a situação no sentido de serem ouvidos. “Não podemos ficar com os braços cruzados. Como líderes de nossas comunidades estamos expondo a situação que vive a nossa gente para que eles nos enxerguem e resolvam de uma vez nossa situação. É a vontade do povo! Por mais que as pessoas sejam a favor do prefeito Jarbas Ricardo, eles também querem a solução devido à situação lamentável que vivemos.”
Até o momento do fechamento desta matéria, não conseguimos localizar o Secretario Municipal de Transporte, Obras e Viação, José Antônio Cavalcantede.




