Em entrevista concedida à rádio CBN/ Maceió nesta quarta-feira (12), o diretor-presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-AL), Luiz Pedro Brandão, reafirmou o compromisso do Instituto com a sociedade alagoana e garantiu que as ações de fiscalização ao comércio e à indústria do estado estão rigorosas, para proporcionar a segurança e bem-estar do consumidor.

Na ocasião, foram discutidos os últimos dados divulgados pelo Inmeq, que apontam para os 39,8% de reprovação de produtos alimentícios, referente ao peso declarado dos itens. Segundo a Divisão de Pré-Medidos, esse foi o maior índice de erros nas análises de laboratório do órgão entre os meses de maio e junho deste ano, seguido pelos produtos descartáveis (23,7%).

“É importante salientar que estamos atuando de forma constante no mercado alagoano, trabalhando, principalmente com a indústria, para que os produtos cheguem de forma correta no comércio e não afetem o consumo do cidadão”, afirmou o gestor do Instituto.

Ainda de com o diretor-presidente, em reunião recente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o instituto de Alagoas foi considerado destaque em termos de atuação junto ao mercado local, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, onde o Inmetro possui sede.

“Durante o encontro de gestores, o Inmeq foi considerado o segundo órgão mais atuante do Inmetro no primeiro semestre deste ano e isso se comprova com o aumento de cerca de 6% nas ações de fiscalização do instituto em relação ao ano passado”, ressaltou.