A secretária de Estado da Cultura de Alagoas, Mellina Freitas foi vaiada nesta sexta-feira (20) por populares que acompanhavam a abertura da cerimônia do Dia da Consciência Negra, em União dos Palmares, no interior de Alagoas.
Acompanhada do ministro da Cultura, Juca Ferreira e do governador de Alagoas, Renan Filho, além da presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, a secretária, durante o seu discurso, falou durante mais de dois minutos sob vaias e gritos de manifestantes, que entoavam gritos de “Fora Mellina”.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a chefe da pasta da Cultura citava, em cima de um palco montado para receber as autoridades políticas, o simbolismo do local e do líder negro Zumbi quando foi interrompida por uma longa vaia, seguida de gritos dos populares.
Com a manifestação ganhando cada vez mais adeptos no local, a secretária apressou a leitura do discurso para a parte final.
“Palmares era parecido com uma terra prometida, e Zumbi era um extraordinário e talentoso guerreiro - tido com um eterno imortal. Era reconhecido como um protetor leal e corajoso, como um extraordinário e talentoso guerreiro. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, e é dedicado a reflexão sobre no negro na sociedade brasileira. Esta data foi escolhida por coincidir com a data da morte de Zumbi. Em parceira com a Fundação Cultural Palmares e com os movimentos africanos elaboramos um plano integrado em atividades comemorativas a consciência negra", disse Melina durante a cerimônia de abertura.
Ao final do discurso, ela agradeceu o chefe do executivo estadual, Renan Filho (PMDB-AL) pelo apoio na realização das comemorações e fez uma comparação entre a Serra da Barriga e o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Abaixo, na íntegra, confira o vídeo da manifestação, registrado por Zema Silva Ferreira:
VÍDEO: Mellina Freitas é vaiada durante discurso na Serra da Barriga
Mova entrega carta ao governador Renan Filho
No dia 07 de novembro, o governador de Alagoas, Renan Filho foi surpreendido por manifestantes do Movimento Cultural Alagoano (Mova) durante o Festival de Cinema Universitário Alagoano, em Penedo.
O movimento levou ao palco da premiação uma faixa com a inscrição #ForaMellinaFreitas e entregou ao governador uma carta de repúdio contra a atual secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
Confira: VÍDEO: Mellina impõe a Renan Filho o maior vexame público de seu governo











