Depois de uma prolongada discussão, a Câmara de Vereadores de Inhapi aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), durante sessão extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (28).
O projeto foi aprovado com emendas dos vereadores Valter de Elias (PTC) e Márcio de Adelmo (PSD), que decidiram retirar do Executivo municipal o poder de remanejamento de verbas do orçamento, que vinha acontecendo nos últimos três anos.
Para Márcio de Adelmo, nos orçamentos anteriores, a edilidade manteve o Executivo com plena autonomia para gerir os recursos públicos. Com a mudança, toda vez que precisar remanejar algum recurso, o gestor terá que solicitar autorização da vereança.
Os vereadores encerraram a sessão, deixando a Lei Orçamentária Anual (LOA) para ser discutida em outra ocasião. O vereador Valter de Elias, que é presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, adiantou que o projeto somente será apreciado, quando o Executivo enviar para o Legislativo um balanço financeiro municipal de 2015.
Enquanto o orçamento 2016 não é completamente aprovado, o prefeito Zé Cícero (PT) está tendo que trabalhar este ano com 1/12 (um dose avos) do orçamento de 2015, que é de mais de R$ 45 milhões. Apesar disso, o chefe do Poder Executivo municipal pode solicitar do Legislativo municipal crédito especial ou suplementar, o que ainda terá que ser apreciado pelos vereadores.
O prefeito petista vai falar sobre o assunto, nesta sexta-feira (29), durante entrevista ao programa Tribuna Popular, exibido pela rádio Correio FM 91.9, das 12h às 15. A emissora também pode ser ouvida pela internet, por meio do link Correio FM oline.









