Enquanto os nomes dos candidatos a prefeito de São José da Tapera ainda não são definidos na base do prefeito Jarbas Ricardo, o secretário de estado adjunto do meio ambiente e dos recursos hídricos, Edilson Ramos (PSD), confirmou durante entrevista ao programa de rádio da jornalista Gracinha de Souza que será candidato a prefeito do município.

Logo depois da confirmação, surgiram várias especulações de nomes para assumir a vaga de vice-prefeito, na chapa do secretário adjunto. Até a jornalista Gracinha de Souza, que integra o mesmo partido do secretário adjunto, entrou na lista das pessoas cogitadas.

Sobre o assunto, Gracinha falou que é muito cedo para confirmar se seria a vice-prefeita do grupo, porém deixou clara a vontade de compor a chapa com Edilson Ramos. "Da mesma forma que aceitei o convite de Edilson Ramos para está no PSD, me coloquei a sua inteira disposição para maiores decisões”, disse.

A jornalista disse que sempre teve o sonho de ser candidata a prefeita da cidade, mas como o PSOL era muito pequeno no município, não houve possibilidades. Ainda assim, em 2010, o partido a lançou candidata a deputada federal, atendendo a um pedido do presidente estadual da legenda, Mário Agra. A comunicadora não obteve êxito naquela ocasião.

Muito amiga da vereadora por Maceió Heloisa Helena, sua ex-correligionária, Gracinha de Souza falou sobre a possibilidade de ter o apoio dela em São José da Tapera. "Tenho uma amizade com Heloisa Helena, independente da política. Sinceramente, não sei lhe afirmar se ela me apoiará em São José da Tapera, caso eu seja candidata a vice-prefeita, porque ainda não houve a necessidade de sentarmos e debatermos sobre esse assunto”, disse.

Gracinha deixou claro que vai buscar apoio do PSOL, mesmo tendo trocado o partido por outro. “Como militante do PSOL honrei todos os compromissos e fiz boas amizades que são solidificadas até hoje. Agora, nessa nova etapa, quero me unir forças ao grupo e formar uma nova força de oposição em minha cidade”, disse.

Já Edilson Ramos falou que está preparado e trabalhando muito para vencer as eleições. “Já realizamos diversas reuniões políticas com o grupo frente de oposição em nossa cidade e cada dia fico mais animado pela vontade do grupo em querer vencer as eleições, bem como a dedicação explícita de cada companheiro”, completou.

Sobre a possibilidade de ter a jornalista como vice-prefeita, o secretário adjunto admitiu a possibilidade. “Na verdade existem especulações com vários nomes para composição da chapa majoritária comigo, entre eles o da jornalista Gracinha de Souza. Informo que todos os nomes que estão sendo colocados são de pessoas de bem e que somaria muito em qualquer composição, no entanto, não paramos ainda para discutir a composição, entendendo haver tempo suficiente para tal composição”, disse.

Ramos comentou a possibilidade da irmã do atual gestor ser vice da chapa que vai disputar a prefeitura com ele. “As especulações da possível composição da irmã do atual prefeito, na chapa de oposição à minha, não me preocupa por dois aspectos. O político, que a sociedade saberá julgar quem realmente precisa ser gestor da nossa cidade e o da legislação vigente, que não permite tal candidatura, por ela ser irmã do atual prefeito”, disse.

A reportagem tentou contato com a vereadora Heloisa Helena para comentar o assunto, mas não conseguiu um retorno dela.