Ainda é incerto afirmar quais e quantos candidatos deverão disputar a cadeira que hoje é ocupada por Renan Filho (MDB) no Palácio, como governador de Alagoas, nas eleições de 2022, mas o que já se sabe é que o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) é um dos que sonham com essa possibilidade.

Dantas é cotado, inclusive, para assumir um eventual mandato de “governador tampão”, caso Renan Filho decida se descompatibilizar do cargo para disputar o Senado. O que se especula é que Marcelo Victor (Solidariedade), presidente da Assembleia Legislativa, indique o parlamentar para assumir a cadeira do atual governador de Alagoas.

Se isso se confirmar, Paulo Dantas e a maioria na Assembleia apoiariam a candidatura de Marcelo Victor ao governo de Alagoas ou a deputado federal. Embora essa seja uma possibilidade, há quem defenda que Dantas já possui capital político para disputar ao governo do estado.

O parlamentar tem o apoio de um grande número de prefeitos no interior de Alagoas, os quais ele ajudou a eleger e reeleger. Paulo Dantas, inclusive, já fez questão de mostrar que tem o apoio desses prefeitos nos eventos e encontros políticos em que reuniu os gestores.

O deputado ajudou a reeleger prefeitos, como: Marina Dantas (MDB), em Batalha; José Floriano (MDB), em Jacaré dos Homens; Vera Dantas (MDB), em Igreja Nova; Zé Carlos (PP), em Água Branca; e Areski Freitas Junior, o Kil (MDB), de União dos Palmares.

Ele também ajudou a eleger os prefeitos Jaime do Mercado (Republicanos), em Palestina; Josimar Dionísio, o Jó (PL), em Olivença; Ricardo Paranhos (MDB), em Jaramataia; Theobaldo Cintra (PP), em Major Isidoro; e Zé Luiz (PP), em Olho d’Água das Flores.

Embora as eleições de 2022 estejam às portas, o mais provável é que as definições dos candidatos só aconteçam no início do ano que vem.