A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Kimbundu, que investiga um homem suspeito de invadir, degradar ambientalmente e provocar incêndios em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Monumento Nacional Serra da Barriga, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. 

 

Segundo a PF, o investigado teria ocupado irregularmente a área protegida, promovendo desmatamento e queimadas, além de avançar sobre o patrimônio histórico e ambiental do local, reconhecido nacionalmente por abrigar vestígios do antigo Quilombo dos Palmares.

Ainda de acordo com as apurações, há indícios de que o suspeito tenha ameaçado e afrontado guardas florestais da Fundação Cultural Palmares, responsáveis pela preservação e vigilância da área.

 

 

A operação cumpriu medidas de investigação autorizadas pela Justiça Federal, com o objetivo de coletar provas e responsabilizar os envolvidos pelos crimes ambientais e demais ilícitos associados.

 

 

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes sobre o número de medidas cumpridas ou sobre o andamento das diligências. O caso segue sob investigação.

 

*Com informações da Ascom PF