Durante reformas é comum que algumas dúvidas apareçam, sobretudo, quando estamos falando da utilização de materiais como o vidro. Uma das perguntas mais frequentes que recebemos em nosso blog é se existe diferença entre envidraçamento e fechamento de varandas e a resposta é não. Esses dois termos estão relacionados ao serviço de fechamento de sacada com vidro.
Como fazer o fechamento de sacada
Se você mora em apartamento, antes de fazer o fechamento da sacada vidro é preciso verificar se é permitido pelo condomínio e quais as regras estabelecidas por assembleia.
O envidraçamento de varanda é considerado uma alteração de fachada do prédio, por isso deve obedecer ao padrão do prédio. Alguns municípios também possuem regras específicas para este serviço, portanto, é fundamental se informar com a prefeitura.
Caso seu condomínio não tenha nenhuma regra estabelecida ainda, é necessário realizar a convocação de uma assembleia para padronização.
A maior parte dos tipos de reformas em apartamentos, e até em casas, exige a autorização de um engenheiro ou arquiteto que devem emitir o documento de ART ou RRT. Algumas empresas de fechamento de sacada já disponibilizam esse serviço.
Tipos de vidro para sacadas
A escolha correta do vidro para ser usado no fechamento de sacada é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente. É esperado que uma empresa séria utilize apenas produtos de primeira linha e os vidros autorizados para este tipo de serviço, no entanto, conhecer quais são eles é primordial conseguir questionar os fornecedores.
Os vidros utilizados são o temperado e o laminado. O vidro temperado é capaz de suportar ventos de até 400 km por hora e caso sofra quebras, os fragmentos de vidro ficam presos à película de segurança.
O vidro laminado por sua vez, possui resistência a ventos de até 200 km por hora e ao contrário do modelo anterior, em caso de quebra, ele não gera fragmentos, mas sim trincas.
Benefícios do envidraçamento de sacada
O envidraçamento de sacada proporciona maior conforto acústico e térmico ao ambiente, mas, além disso, também amplia a área útil de um ambiente que passa a ser utilizada como espaço para churrasqueira, meditação e até para o cultivo de um jardim. Além disso, a cortina de vidro, como também é conhecida, diminui a entrada de pó dentro do seu apartamento.