Jovem quase morre após cesárea em hospital de Santana do Ipanema

  • Redação
  • 04/06/2025 18:08
  • Cidades
Reprodução/TV Gazeta
Criança foi levada para o hospital de Santana do Ipanema, principal unidade de saúde do Sertão
Criança foi levada para o hospital de Santana do Ipanema, principal unidade de saúde do Sertão

Uma jovem identificada como Maria Ester, de 18 anos, quase morreu após se submeter a uma cesárea para dar à luz a um menino.

A jovem moradora do município de Monteirópolis, Sertão de Alagoas, deu entrada no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, no dia 30 de abril.

A mãe de Ester, Márcia, relatou à reportagem do Minuto Sertão a situação da sua filha:

"Ela fez uma cesariana no dia 30 de abril no Hospital Regional de Santana do Ipanema, quando ela recebeu alta aí chega em casa começou a ter febre, daí então eu achava que era por conta da mama porquê a cirurgia estava fechada e sequinha, só que quando minha filha ia amamentar o bebê, ele não podia tocar na barriga, pois estava muito dolorida, daí com oito dias começou sair secreção então levei ela de volta pra o hospital de Santana do Ipanema e ela ficou internada. Fizeram a medicação de antibiótico durante sete dias, certinho parou de sair secreção e a febre, e aí nos liberaram de volta pra casa, após duas semanas ela começou a ter febre e a cirurgia doendo muito retornamos pra Santana. No sábado, dia 31 de maio, ela ficou novamente internada, o médico que fez a cesariana dela nem viu ela. Dessa última vez, ou seja, anteontem ela fez uma tomografia e constatou uma infecção na parede abdominal. No hospital de Santana estava sem cirurgião pra avaliar ela, por isso o hospital encaminhou ela para o Hospital Regional de Arapiraca chegando aqui eles falaram que não poderia receber paciente nesse estado de outro hospital, apenas se a cesária estivesse sido feita aqui eles a receberiam. Então eles iam fazer o pedido de transferência pra ela retornar a Santana, aí deixaram ela em uma sala de observação sem fazer nem uma medicação e sem trocar o curativo".

Márcia relatou ainda que após muitos pedidos e inclusive a Secretaria de Saúde de Monteirópolis entrar em contato com o Hospital Regional de Arapiraca, a unidade hospitalar aceitou realizar a cirurgia em Maria Ester.

Ester passou por cirurgia na manhã desta quarta-feira, 4, e encontra-se em recuperação.